domingo, 20 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015



Com o final do ano próximo, nós da Chape de Calcinha fizemos a retrospectiva da Chapecoense em 2015, que começou com expectativas frustradas desencadeando em uma certa desconfiança por parte da torcida mas que terminou como um ano memorável para todos os Chapecoenses.

A Chapecoense iniciou o Campeonato Catarinense empolgada, logo na primeira rodada 5x0 contra o Inter de Lages, na sequencia vieram 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. A frustração veio por conta da queda de rendimento da equipe, que acabou ficando fora da decisão do campeonato estadual, garantindo apenas a terceira colocação no campeonato e a vaga na Copa do Brasil do ano de 2016 com gol de Willian Barbio diante do Criciúma na Arena Condá. 

Apesar das conquistas, a torcida ficou desconfiada já que na sequencia teríamos o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil e a postura da equipe na reta final do estadual realmente não agradava ninguém. 

Na Copa do Brasil a Chapecoense teve sua estréia contra mais um Inter, desta vez o adversário foi o Interporto/TO e o placar foi 5x2 para os catarinenses que eliminaram o jogo da volta. Na segunda fase a Chapecoense enfrentou o Sport de Recife onde venceu a primeira partida por 2x0 em casa e foi eliminada nos pênaltis na Ilha do Retiro. Apesar do Campeonato ter sido curto para a Chapecoense, foi de muita gentileza. No confronto entre Interporto e Chapecoense, o Presidente Sandro Pallaoro atendeu o pedido da diretoria do time de Tocantins e abriu mão dos 60% da renda que o clube catarinense ganhou por eliminar o jogo da volta. Já o confronto entre Chapecoense x Sport foi batizado de "jogo da solidariedade" onde toda a renda líquida da partida foi doada para as famílias prejudicadas pelo tornado que atingiu a cidade de Xanxerê no mês de Abril. 

O tão esperado Campeonato Brasileiro está de volta. É o segundo ano do time do interior Catarinense na competição. O primeiro turno começou regular, sendo 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Já o inicio do returno não foi nada agradável. Somando apenas 2 pontos das primeiras 6 rodadas a queda do técnico Vinicius Eutrópio foi inevitável. No mesmo dia da demissão de Eutrópio a diretoria anunciou o novo treinador, Guto Ferreira. Sob trabalho do novo comandante no campeonato Brasileiro a Chapecoense teve 3 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, a posição de melhor colocada entre os clubes catarinenses a permanência na competição em 2016. 

O mais especial deste ano de 2015 foi com certeza a participação do clube na Copa Sul-Americana, o primeiro torneio internacional da Chapecoense. A caminhada começou diante da Ponte Preta, com 1x1 em Campinas e vitória por 3x0 na Arena Condá. A segunda fase foi contra o Libertad do Paraguai. A primeira partida aconteceu em Assunção que terminou em 1x1 mesmo com o Verdão com um a menos em campo. No jogo de volta, um teste de nervos na Arena Condá, 1x1 no tempo regulamentar e vitória da equipe da casa por 5x3 nos pênaltis. De forma heróica estávamos nas quartas de final da competição e nosso adversário seria nada menos que o gigante River Plate. 

Chapecoense precisa, agora, vencer por 2 a 0 na Arena Condá
Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE

O primeiro jogo das quartas de final  aconteceu no Monumental de Nuñes. A Chapecoense começou bem na partida mas  não conseguiu segurar a pressão dos donos da casa embalados por mais de 50 mil torcedores, placar final, 3x1. No jogo da volta a cidade parou. Diante da Arena Condá lotada, a Chapecoense foi gigante, lutou e venceu os Argentinos por 2x1, mas como nem tudo é merecimento não foi o suficiente, sendo eliminada pelo placar agregado. 

Como dito no inicio, 2015 foi um ano memorável. Vai demorar ou jamais será esquecido. Além de todos os feitos dentro de campo, a Chapecoense e sua torcida receberam o carinho do restante do país e até mesmo simpatizantes de fora do Brasil. Em 2015 foi notável a força imensa de sua fiel torcida. QUE VENHA 2016! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário